Deslocar o ombro

Finalmente um tema no qual eu sou uma autoridade absoluta. Deslocar um ombro.

2015, Giro d'Italia, tappa 06 Montecatini Terme - Castiglione della Pescaia, Tinkoff - Saxo 2015, Contador Alberto, Castiglione della Pescaia
2015, Giro d’Italia, tappa 06 Montecatini Terme – Castiglione della Pescaia, Tinkoff – Saxo 2015, Contador Alberto, Castiglione della Pescaia

Como a etapa era uma seca hoje a comunidade ciclística viveu um drama com o problema físico do Contador: a sua boca.

A versão que ouvi na televisão (não necessariamente a verdadeira) foi a seguinte: toque entre ciclista e um fotógrafo, desiquilíbrio, quedas, Contador caiu e caiu um ciclista por cima deslocando-lhe o ombro. Recuperado cruzou a meta, e no camião enquanto trocava de roupa deslocou novamente.

Este momento menos feliz do ciclismo é coerente com a minha experiência. Já desloquei o ombro dezenas de vezes. Quando acontece a dor é excruciante, e enquanto o ombro não vai ao sítio prolonga-se. São momentos muito aflitivos que qualquer pessoa com este problema se acustuma a lidar. Normalmente, com um pequeno movimento de correção, o braço vai naturalmente ao sítio provocando uma ponta de dor, que depois relaxa.

No seguimento destes episódios é necessário ter alguma precaução porque o ombro fica ligeiramente relaxado e mais facilmente se desloca novamente. Um dos movimentos clássicos para isto se repetir é exatamente mudar de roupa. Tirar uma camisola ou vestir um casaco é um movimento de torção onde facilmente passa o limite o ombro cede.

Acontece que o ciclismo é uma atividade pouco exigente para os braços e onde os movimentos são bastante controlados. É perfeitamente possível acontecer deslocar o ombro e pedalar no mesmo dia, ainda que um pouco condicionado. Eu já o fiz.

O episódio de hoje foi um exemplo perfeito de como encher chouriças durante horas com um não assunto e fazer de um excelente corredor uma marioneta mediática. Convenhamos que também faz parte da sua postura estes pequenos filmes.

Se o problema foi efetivamente o deslocar o ombro, Contador não teve qualquer problema hoje em lidar com a etapa, e em nada estará condicionado nos próximos dias.

Anúncios

O ciclista incrível preza a palavra alheia

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s