Volta a Portugal #2

Fui ver a caravana da Volta a Portugal passar, e tudo o que trouxe, foi esta fotografia.

Créditos: Ciclista Incrível
Créditos: Ciclista Incrível

Foi excelente a decisão da organização em subir o Caramulo. Esta abordagem à serra, permite incluir no percurso um segmento de montanha que não sendo selectivo ao ponto de partir ao pelotão, faz mossa, e torna o ataque à etapa muito tático. Foi o que aconteceu. Como estava na estrada não sabia como estava a correr a etapa, mas correu como esperava. Um pequeno grupo de ciclistas atacou os primeiros quilómetros e deu a margem possível ao pelotão. A descida da Serra do Caramulo é relativamente técnica e permitiu cavar uma diferença consistente entre o pelotão e o grupo.

Obviamente na abordagem à cidade de Viseu o pelotão fez o que lhe competia e anulou o ataque, mas o que seria à partida uma etapa sem muita história, foi uma etapa onde alguns atletas se puderam mostrar, e amealhar mais uns pontos para a montanha.

Da minha parte foi fantástico. Esta zona foi violentamente afetada pela emigração, e com a volta, muita gente rumou à Serra para ver passar a caravana da Volta a Portugal. E o Ciclista Incrível como é óbvio. Fiz a subida com um colega que encontrei pelo caminho, que tinha um ritmo manifestamente superior ao meu. Não costumo forçar o meu andamento para acompanhar outras pessoas mais rápidas, mas sentia-me minimamente confortável, e fiz um esforço para o acompanhar, o que resultou no meu recorde absoluto para aquele segmento. Confesso que o ambiente de festa, e os incontáveis cumprimentos de apoio das pessoas que esperavam pelos verdadeiros ciclistas, me deu o entusiasmo para subir à campeão por ali acima.

O regresso foi de resto feito ao meu ritmo.

O ciclista incrível preza a palavra alheia

