Paris Roubaix #2

Vou ser breve.

Paris - Roubaix 2014
Paris – Roubaix 2014

O Paris Roubaix é uma das minhas provas favoritas de ciclismo. Não só pelo percurso em si, mas por todo o clima que se cria à sua volta. Foi com convicção dobrada que mandei passear qualquer obrigação ou convite para o dia de domingo, e comodamente me instalei no sofá da casa dos meus pais, a ver a prova.

E o espectáculo esse, foi tão bom.

Notas #1

Trek: Na semana passada correu bem, mas desta vez nem por isso. Não faço ideia como é que é possível ter o melhor e mais carismática corredor profissional da atualidade, e nem uma equipa para lhe servir propriamente, conseguem ter. Isso, e penso que percebem pouco de ciclismo.

Notas #2

A BMC merecia pelo menos uma presença no Top-10. Trabalhou bastante, colocou homens na fuga, e Greg estava roidinho para lá ir. Infelizmente uma queda estúpida tirou-lhe toda a hipótese. O Thor também esteve bem, e até foi dos que trabalhou qualquer coisa na fuga. Mas já se sabe, o ciclismo tem pouco de justo. Tem de resultados, e desta vez não lhes calhou.

Notas #3

A Sky é boa a vender camisolas, e carros, e a partilhar vídeos no FB. No entanto, o Geraint não me pareceu muito convicto no esforço para a fuga do dia. Não obstante, a surpresa do dia ter sido o Bradley que se aguentou no grupo dos favoritos, e recolou depois de um furo (creio). Apesar de ele ser bom rolador, nunca teria qualquer hipótese de se livrar daquela malta toda que estava à sua volta. Mais valia ter apostado tudo numa fuga que para todos os efeitos teve sucesso. Só lhe faltou a convicção.

Notas #4

O Sagan é cada vez mais um corredor de gabarito estrelar. O que lhe sobrava em rebeldia, e lhe dava toda a pinta num ciclismo de matemática tão enfadonho por vezes, começa agora a aparecer com a idade e a responsabilidade, um corredor estupidamente inteligente. A equipa dele andou por ali, e até o serviu quando ele furou, mas no momento decisivo, dissipou-se. Sozinho, e com vontade de vitória, só a podia conseguir, surpreendendo todos. E foi o que fez, mostrando que é um bom rolador. No final foi catado, mas enquanto lá andou, deixou muitos preocupados. Para mim foi um gozo.

Notas #5

O Boonen não ganhou, mas ganhou. Não estava ali para tirar fotografias, e com tanta atenção, só surpreendendo, e a sua fuga, a tantos quilómetros, animou decisivamente a corrida. Infelizmente estava acompanhado por um grupo de comatosos. E quando se fartou, arrancou sozinho. Queimou tudo, e ficou para trás, mas de rei, ninguém lhe tira o mérito. Só espero que esteja a este nível nos próximos tempos.

Notas #6

O poderio da Omega Pharma é monstruoso. Era um tal de escolher. A vitória do Terpstra, foi só uma consequência. Com tantas opções para aquela equipa, teve toda a liberdade para mostrar que é um corredor excepcional, como eu gosto de ver.

Notas #7

O Cancellara provou mais uma vez que é galático. Já não é deste tempo. Será de sempre. Mesmo quando os seus companheiros que debitam watts, e fazem piruetas, e o catano, se esfumam, a linha da meta é dele. Não ganhou porque não dava mesmo, mas foi lá até à última. E é impressionante ler a postura do homem que toda a gente sabe que é um dos melhores, que mais quer, que mais condições tem para ganhar, e que está sozinho contra todos. Sai de pista, sem mais nada para dar. É o rei.

 

No final daquela tarde, e quando a minha cidade estava apinhada de Benfiquistas, fui passear, a imaginar-me o Niki Terpstra. Foi bem bom.

sou do terpstra desde pequenino!

A constipação está curada, mas não tenho o peito ainda liberto. As últimas noites de abusos com os meus amigos, e a cerveja ingerida também não ajudam. Mas eu gosto muito. Aveiro é uma cidade fantástica, porque em menos de dez quilómetros, já estamos a rolar nas estradas de serventia dos campos agrícolas do Vouga. E essas estradas, são um labirinto que nunca mais acaba. Todos os dias conhecemos uma nova.

Anúncios

O ciclista incrível preza a palavra alheia

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s