Subida ao Cabeço do Cão

A Serra do Caramulo faz parte do muro que divide o interior do litoral. Pelo menos é assim que eu o vejo. De um lado temos Águeda, Albergaria-à-Velha, Anadia e outros cidades mais ou menos importantes, cruzadas por várias extensões dos rios que se cruzam uma infinidade de vezes.

A Serra do Caramulo é portanto mais próxima e de mim, e nem por isso é mais bem conhecida. É extensa, sinuosa, despovoada, e foi em algumas zonas, violentamente despida da fauna própria por uma muito mais lucrativa área coberta de eucaliptos. Isto não é felizmente verdade para toda a sua extensão, e sempre que nos cruzamos por campos trabalhados, ou pinhais, sorrimos naturalmente.

DSC01414

Cabeço do Cão é uma pequena vila, pouco habitada, e sita entre a Vila do Préstimo,  muito mais conhecida destas lides, e Macieira de Alcoba. A subida que vos deixo, começa em Bolfiar, à saída de Águeda, segue a nacional n230 até Igreja, onde vira à esquerda até Cabeço do Cão, por um misto de estradas municipais.

DSC01415

A ascensão é feita toda de uma vez, num inclinação quase sempre consistente. A partir dali, podemos virar à esquerda, descendo até ao Préstimo e Alfusqueiro, ou seguindo para a direita, embrenhando ainda mais na solidão da Serra do Caramulo.  Qualquer uma das alternativas, é excelente.

DSC01419

Link para o track, no repositório gpsies, e umas imagens de ilustração. Cerca de 460m de acumulado positivo, concentrados nos primeiros dez quilómetros.

subida cabeço cão subida cabeço cão mapa

 

Anúncios

O ciclista incrível preza a palavra alheia

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s