Assalto ao Caramulo

O encontro anual que já começa a ganhar contornos de tradição, começa neste momento a ser preparado.

O grupo no Caramulinho com a malvada composta. Foto do Joel Vieira.

Sempre no primeiro dia do último mês do ano, conjuntos de ciclistas com pouco juízo partem de vários pontos da região, e combinam encontrar-se no topo da Serra da Caramulo para o festejo do que é a cultura ciclista no seu melhor.

A primeira edição do evento que está imortalizada nesta publicação do blog dos Cagaréus  foi em 2008, e eu não tive oportunidade de participar. Não é que nessa altura já não fosse estúpido, simplesmente pensei o evento de outra forma, a que me convinha. O plano foi preparado nas redes sociais, e eu não tinha como me juntar à malta. Então, muito prontamente como sempre, combinei com o meu primo, a quem também não abona a inteligência, sair da Palhaça em direcção a Águeda, e subir o alcatrão todo pela nacional até ao momento em que havíamos de encontrar a malta.

Acontece que nesse dia caiu o céu em cima de Portugal, e se lá em cima a malta apanhou boa neve, ao sair da Palhaça por volta das sete da manhã, fomos brindados com uma enchurrada de água tão gelada e tão violenta que gelámos literalmente. Nunca havia experimentado tal condição, e nunca mais me senti tão frio como naquele momento, ao ponto de não conseguir mexer as mãos. Nem nos muitos anos em que fiz Vela, e não parava no Inverno. Com menos de cinco quilómetros, decidimos muito sensatamente e após alguma hesitação retornar a casa, e tomar um bom banho.

Não chorei, mas pouco faltou.

Depois disso, participei quase sempre no passeio, e a edição de 2011 foi absolutamente abençoada. Não sei se este ano vamos ter a mesma sorte, mas a postura estóica essa, vai lá estar.

 

 

Anúncios

O ciclista incrível preza a palavra alheia

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s