Numa de Rui Santos. Menos bom ao nível do cabelo! I

O Milan San Remo foi ontem, quase!

Em 1907, o jornal desportivo La Gazzetta dello Sport organizou o primeiro Milan-San Remo e deu início a uma das instituições maiores do ciclismo mundial.

Eugenio Costamagna, manager à altura, planeou a prova, sem saber se esta era exequível física e logisticamente. Para isso, Giovanni Gerbi, o vencedor do Tour de Lombarda em 1905, foi enviado com o seu treinador para testar o percurso, que foi à altura considerado um sucesso, e dando assim espaço para a sua promoção e organização. No entanto, a prova impedia qualquer recurso externo de apoio ao ciclista, tanto técnico como de alimentação.

Na manhã de 14 de Abril de 1907 a corrido começou calma sob chuva e terreno pesado, até que à passagem de Pozzolo Formigaro, Giovanni Gerbi atacou, explorando o facto de conhecer as características do terreno. O homem forte do Tour de France à altura, Gustave Garribou foi o único que ousou acompanhar o primeiro,  criando um hiato para o resto do pelotão. Situação que não conseguiu manter, até que decidiu esperar pelo seu colega de equipa, Bianchi, Petit Breton.

À chegada de San Remo, Petit Breton, já havia alcançado o primeiro, e deu início a um ataque que lhe daria a distância necessária para ganhar a primeira edição desta clássica, com 288 km percorridos, e 15 segundos de diferença para o segundo classificado, Garrigou, que lhe aplicou um protesto, mais tarde gorado por irregularidades.

O destaque da imprensa local

O artigo foi alarvemente traduzido daqui, pelo que todos os créditos das imagens são da sua autoria. Vale uma bela consulta.

Anúncios

O ciclista incrível preza a palavra alheia

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s