Portugal Open XCR, Abrantes II

Participação

Como havia escrito, parti para esta prova com a cabeça limpa de quaisquer compromissos. Não tenho experiência absolutamente nenhuma de competição em ciclismo, e muito menos em provas de resistência. Quanto muito, participo esporadicamente em encontros organizados de passeios guiados por GPS,  que proporcionam por norma dias inteiros de bons trilhos e algum cansaço, como por exemplo o passeio Who’s Afraid de que já falei aqui. Ainda assim, este é o meu registo preferido de voltas domingueiras, uma mochila grande carregada de comida e uma fartura de horas em cima da bicicleta. Sou sempre um homem bastante feliz quando esta fórmula se proporciona.

Por outro lado, já há alguns anos que tinha vontade de fazer uma prova deste género. Não faço eu, e não consegui ainda ouvir de alguém uma resposta competente à pergunta mais frequente a que costuma participar neste tipo de provas, “porque o fazes?”.  Não é uma catarse, não é um momento de encontro pessoal, não é uma escapatória ao purgatório nem a absolvição de nada. Pode ser o prazer de pedalar horas infatigavelmente, ou a companhia de algum pessoal, ainda assim. Será que é algum momento em que guardamos para provar a nós próprios de que somos capazes. Também não me parece. A verdade é que ultimamente tenho procurado cada vez menos respostas para o que instintivamente quero fazer, e o processo está felizmente associado ao sucesso.

Esse parece-me ser o principal amuleto de galvanização da nossa convicção, quando na madrugada da prova nos encontramos a sofrer  à bruta em cima da bicicleta. Só mesmo a convicção de que não queremos estar noutro sítio que não ali, pode responder eficazmente à súplica do cérebro para ir dormir ou por termo à prova.

Esta é a segunda publicação que dedicarei à minha participação nesta prova.

Anúncios

O ciclista incrível preza a palavra alheia

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s